3 de novembro de 2017

Olá queridos viajantes. No post de hoje vou explicar para vocês como tirar o documento mais importante que todo viajante deve ter: o Passaporte!

Trata-se da primeira coisa a ser feita antes de planejar qualquer viagem internacional, pois é necessário ter um passaporte com mais de 6 meses de validade. Recomendo sempre tirar com bastante antecedência, pois podem acontecer imprevistos na emissão dos passaportes, como sempre temos acompanhado nos noticiários! Vou escrever aqui um passo a passo para vocês verem como é simples, e como não vale a pena deixar para última hora!

 

 

  1.  Antes de iniciar o processo de solicitação do passaporte, verifique se você possui todos os documentos originais necessários:
    •     – Documento de identidade
    •     – Título de eleitor e comprovante da última votação (ou justificativa)
    •     – Documento de quitação do serviço militar (para homens)
    •     – Passaporte anterior válido para casos de renovação
    •     – CPF
    •     – Para casos de Naturalizados brasileiros, indígenas, menores de 18 anos, e situações em que ocorreram mudanças no nome, todas as informações detalhadas estão nessa página do site da Polícia Federal. 
  2. Estando com toda a documentação em dia, entrar no site da Polícia Federal (use esse link) e preencher o formulário igual ao da foto ao lado. 
  3. Depois disso, será emitido um boleto e você deve pagar a taxa (R$257,25) que eles chamam de GRU – Guia de Recolhimento da União.
  4. Após a confirmado o pagamento (que pode demorar de 2 a 3 dias), você deve agendar um dia e horário para comparecimento em um dos postos da Polícia Federal. O link para a página de agendamento é esse.

No dia agendado, você deve comparecer com antecedência no posto da que você selecionou levando os documentos necessários e também o comprovante de pagamento da taxa GRU. Lá, você será atendido bem rapidamente, irá tirar a foto oficial e eles recolherão todas as suas digitais.

Depois disso, basta aguardar o prazo de emissão do passaporte que costuma ser de 6 dias úteis, mas como eu disse, imprevistos podem acontecer e então não conte com esse prazo, ok?  Depois de pronto, você deve retornar até o mesmo posto da PF para retirá-lo. Simples assim!

Atualmente o passaporte passou a ter validade de 10 anos, e então você ficará bastante tempo sem se preocupar com isso novamente!

Bora fazer uma viagem internacional agora e começar a encher de carimbos esse passaporte novinho?

Compartilhe com os amigos:
Comentários Fechados

  • Hospedagem em Orlando
  • Universal Studios
  • Sea World