19 de outubro de 2017

Jericoacoara – Jeri para os mais íntimos – é um dos lugares mais lindos e encantadores do Brasil!
Com localização privilegiada, Jeri possui praias maravilhosas voltadas para o Oeste, fazendo com que o Sol se ponha bem no meio do oceano! Um pôr-do-sol desses forma uma paisagem incrível e muito difícil de se encontrar no Brasil, já que a maior parte de nossas praias são voltadas para o Leste. Esse espetáculo da natureza coroa essa maravilhosa vila de praia, e atrai muitos turistas anualmente!
Além disso, Jeri conta também com lagoas cujas águas parecem o mar do Caribe, uma imensa área de vegetação preservada, mangues, fazendo com que o contato com a natureza seja inesquecível.
Programem-se para passar uns dias por lá! Eu até hoje não entendo como que algumas pessoas aceitam fazer o passeio de bate-e-volta partindo de Fortaleza! Elas saem de madrugada, ficam 4 horas na estrada, dão uma olhada na praia e nas lagoas e vão embora antes do por-do-sol, o maior espetáculo de Jeri. Provavelmente é só para dizer que já foi para o lugar, mas de maneira nenhuuuuma pode-se dizer que conhece Jeri! Pegue seu caderninho, anote todas as dicas a seguir para programar sua viagem pra lá! Você não irá se arrepender!

Como Chegar?

Como chegar em Jericoacoara? Ô perguntinha que eu pesquisei muito antes de decidir qual seria o melhor jeito! Como eu já contei, eu fiz essa viagem em outubro de 2014 e nessa época o acesso até Jeri era bem difícil. Hoje em dia a Azul já está operando vôos diretos para lá, e então com certeza chegar nesse paraíso nunca foi tão fácil.
Vou contar aqui as opções para chegar em Jeri, caso você já esteja fazendo um roteiro pelo Ceará, Fortaleza e queira também incluir passar uns dias em Jeri. Caso a intenção seja ficar apenas em Jeri, vocês perceberão que a recomendação principal é aproveitar e voar direto para lá.
Para começar a distância entre Fortaleza e Jeri é de 301km. Você tem estrada asfaltada apenas até a Jijoca de Jericoacoara, a cidadezinha mais próxima e depois disso, para acessar Jeri você tem que percorrer um longo caminho pelas dunas. Isso mesmo, DUNAS –areia-bem-fina. rs

Quando pesquisei na Internet vi que haviam várias opções recomendadas:
(1) Fechar um traslado particular de 4×4 que te pega no hotel de Fortaleza e te leva até Jeri direto [prepare o bolso, tá?];
(2) Pegar um ônibus fretado até a Jijoca, chegar lá e pegar uma “jardineira” que transporta até Jeri [prepare a paciência… de ônibus esse trajeto demora cerca de 7 horas];
(3) Ir de carro até a Jijoca, deixar estacionado lá e pegar a “jardineira” [possibilidade que eu cogitei] ou
(4) ir de carro até a Jijoca, contratar um guia local lá mesmo e ele dirige para você pelas dunas com o próprio carro alugado até Jeri [yeeh, a opção escolhida por mim, rsrs!].

Entre as opções, acho que ela só não é mais barata do que a de ir de ônibus desde Fortaleza. Mas sem dúvidas é bastante confortável e ainda te dá uma ótima vantagem: estando de carro em Jeri e tendo o contato do guia, é possível fazer TODOS os passeios lá com o próprio carro alugado! Porém, como toda a cidade é de areia e não tem nada de asfalto, os turistas não podem dirigir por lá. Você deve contratar o guia para te levar para os passeios, e de noite o carro fica no estacionamento principal na entrada da cidade. Na época (out/2014) o valor foi de R$10,00 por dia. Para ir nos restaurantes e passear pela cidade a noite, não tem necessidade de estar motorizado: tudo no centrinho é fácil de fazer a pé e se hospedando em um hotel bem localizado você não terá problemas com isso!

Outra vantagem que eu vi de ter feito essa opção de chegar em Jeri com o próprio carro é que fizemos umas paradas para aproveitar o dia da estrada e conhecer mais do litoral do Ceará. Paramos em Cumbuco, a 30 km de Fortaleza. Lá, contratamos um guia e com ele fizemos um passeio de cerca de 2 horas, passando por uma tirolesa muito divertida.

Além disso, passeamos também pelas praias da região e paramos para almoçar em um lugar inesquecível: na beira da Lagoa do Cauipe. Lá a beleza do local, se misturava com as cores dos equipamentos dos kitesurfistas que praticam o esporte no local. Foi uma pausa deliciosa para um dia de estrada! Adorei! Foi uma opção bem bacana para chegar em Jeri, aproveitando o dia para conhecer um pouco mais do lindo litoral do Ceará! A única questão, porém, é que acabamos chegando em Jeri já a noite. Se você tem interesse em aproveitar logo em seu primeiro dia o fim de tarde em Jeri, já chegar assistindo o pôr-do-sol mais lindo do Brasil, recomendo que você já vá direto, sem muitas paradas! É isso ai pessoal, me contem aqui nos comentários como você chegou em Jeri! Existem outras opções? Alguém já foi de avião? Compartilha com a gente sua experiência!

Compartilhe com os amigos:
Comentários Fechados

  • Hospedagem em Jericoacoara
  • O que fazer em Jericoacoara?
  • Fortaleza